8 de outubro de 2019

Crescimento em alguns segmentos atendidos pela indústria gráfica, como produtos alimentícios (0,2%) e fabricação de bebidas (5,7%), pode explicar elevação de 2,9% na produção de embalagens de papel no primeiro semestre, segundo o Boletim Econômico da Afeigraf.

São Paulo, 30 de setembro de 2019 – Acaba de ser divulgado o terceiro Boletim Econômico da Afeigraf, Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para Indústria Gráfica. Os números sinalizam o encolhimento de 5,9% no segmento gráfico, na comparação entre junho de 2019 e igual período no ano passado. Entre as seis atividades analisadas para a definição do desempenho geral da indústria gráfica, a única que segue com números positivos é a fabricação de embalagens em papel, papelcartão e papelão ondulado, com elevação de 2,4% na comparação entre junho de 2019 e junho de 2018, e de 2,9% confrontando-se o desempenho no primeiro semestre deste ano com o resultado de 2018. 

O boletim trimestral é na verdade a face visível de um trabalho que a Afeigraf iniciou no começo de 2019, que é o acompanhamento do comportamento do mercado por meio do estudo dos números do setor. A entidade contratou uma empresa especializada, a Websetorial Consultoria Econômica, que desde então vem debruçando-se sobre os indicadores dos vários segmentos que compõe o universo da impressão.

Até agora os boletins têm trazido o cruzamento de dados secundários provenientes de organizações governamentais e entidades de classe como IBGE, Receita Federal, Banco do Brasil e Fiesp. Mas o alvo da Afeigraf, como comenta Jorge Maldonado, membro do grupo de estudos econômicos, é a coleta e análise de dados primários, com informações obtidas diretamente nas gráficas. “É nesse estágio que estamos agora e as informações que vamos obter serão de vital importância”, afirma Maldonado.

A meta é desenhar um panorama detalhado do setor gráfico no Brasil, desde o contingente de gráficas ativas, passando pelo perfil dessas empresas, os fatores que têm influenciado o desempenho de cada parcela do mercado, até a movimentação na demanda por equipamentos, sistemas e insumos. “Há tempos a indústria gráfica convive com a ausência de números. Nos faltava parâmetros que indicassem para onde estamos caminhando, os hábitos de investimento, curvas de rentabilidade. Dessa lacuna nasceu esse trabalho”, comenta Raymond Trad, também integrante do grupo de estudos econômicos da Afeigraf.

Os primeiros resultados da pesquisa devem ser divulgados no início de 2020. “Por enquanto temos retratos de momento que estão sendo compartilhados com o mercado por meio dos boletins. Com o tempo, essas fotografias vão compor um filme indicando tendências que nos permitirão fazer projeções baseadas em dados reais”, diz Ludwig Allgoewer, presidente da Afeigraf. Os associados da entidade terão acesso às análises completas e os dados gerais continuarão a ser divididos com o mercado por meio dos boletins econômicos e também através de newsletter. 

Sobre a Afeigraf – A Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica foi fundada no dia 26 de março de 2004 a partir da iniciativa de 15 fornecedores do setor gráfico. O principal motor para a criação da entidade foi a organização de uma feira que atendesse os anseios de um segmento que se transformava cada vez com mais rapidez. Hoje, a associação congrega 22 empresas.

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