19 de junho de 2019

Um momento que marca a transformação da indústria de impressão da América Latina. Esta foi a ExpoPrint Latin America / ConverExpo Latin America 2018. As feiras mostraram a mais alta tecnologia para um público qualificado, batendo recordes e alcançando 50216 visitantes em cinco dias de feira, que acompanharam mais de 750 marcas dentro dos mais de 300 estandes.

A visitação internacional é um destaque da ExpoPrint / ConverExpo. Foram 4684 profissionais vindos de toda a América Latina e outras partes do mundo, consolidando a feira como o acontecimento mais importante do mercado de impressão da América Latina. A geração de negócios superou todas as expectativas, ultrapassando a marca de R$ 900 milhões em negócios gerados durante a realização da feira, número que certamente será superado com a inclusão de negócios que serão fechados nos próximos dias e meses.

Em sua quarta edição, os resultados consolidam a ExpoPrint como o lugar em que os negócios acontecem. Expositores e visitantes relataram que a feira foi o grande impulsionador da retomada da indústria, que voltou a investir e se animar com o futuro que vem pela frente, levado principalmente por tecnologias de primeiro mundo apresentadas ao vivo nos estandes.

Organizadores ressaltam sucesso além das expectativas

Ismael Guarnelli, diretor da APS Marketing de Eventos, organizadora da feira, destaca o que levou ao êxito do evento: “O sucesso da ExpoPrint / ConverExpo é o resultado de um trabalho intenso e contínuo durante os quatro últimos anos. Um projeto ambicioso que superou os mais variados desafios e cenários políticos e econômicos. Expositores e visitantes reforçaram de forma unânime: a ExpoPrint ficará marcada na história da indústria de impressão brasileira como o grande momento da retomada dos investimentos”.

De acordo com Alexandre Keese, diretor da APS Marketing de Eventos, foi possível sentir os resultados pelos corredores da feira: “A ExpoPrint e a ConverExpo superaram todas as expectativas, foram 5 dias com soluções apresentadas pelas principais empresas do mundo, oferencendo ao visitante o que existe de mais moderno e alta tecnologia. Tais características garantem a ExpoPrint e ConverExpo uma posição única dentro do mercado, e que registrou mais uma vez a volta da confiança e que dentro desta indústria ainda existe muito a se fazer. Podemos falar que 2018 é o ano da impressão no Brasil”.

Tecnologia em alta dentro da ExpoPrint/ConverExpo

Durante os cinco dias de evento, os visitantes acompanharam tecnologia de ponta pelos estandes dos expositores. Foi possível ver equipamentos de impressão offset em funcionamento e produzindo com alta velocidade e qualidade, mostrando que este segmento segue forte e inovador. Todos as soluções para a impressão perfeita estavam presentes, ajudando os empresários a ter um contato direto com seus atuais fornecedores e conhecer novas empresas para o fornecimento de materiais.

A cada edição da ExpoPrint a impressão digital mostra-se mais forte, reforçando o papel de aliada das outras tecnologias de impressão. Foram lançamentos em impressão digital para diferentes objetivos: mercado fotográfico, comercial, editorial, embalagens & rótulos e outros, das menores tiragens à produção industrial. A estamparia digital têxtil evoluiu e trouxe para a feira novas oportunidades, seja em vestuário, decoração ou sinalização.

A impressão digital em grandes formatos para sinalização & display foi vista em muitos estandes, mostrando versatilidade e praticidade. As tintas tiveram um espaço especial mostrando-se adaptadas às recentes demandas do mercado, tanto em qualidade de reprodução, economia, rápida cura – com apoio de novos desenvolvimentos como UV LED – e sustentabilidade. O apelo sustentável, inclusive, esteve por toda a feira, com aplicações que focam não só na economia de custos mas no impacto zero ao meio ambiente.

Em flexografia, o convertedor acompanhou impressoras em funcionamento, além do universo flexográfico: anilox, chapas de fotopolímeros, chegando à gravação de clichês e às clicherias. A impressão digital em corrugados, para baixas e altas produções, fez parte do evento, assim como equipamentos de acabamento às mais diferentes tecnologias de impressão e necessidades de mercado, do editorial à embalagem.

Para integrar os processos, uma infinidade de softwares foi demostrada ao vivo nos Pavilhões Azul e Branco. Dos sistemas de gestão, passando por softwares de controle de workflow, prova e gerenciamento de cores, inspeção, segurança, às possibilidades das soluções de web-to-print, mostrando que a impressão está totalmente conectada com as tendências da sociedade.

A ExpoPrint/ConverExpo foi assim o palco da inovação. A impressão 3D mostrou seu poder. Muitos expositores levaram impressoras 3D dos menores formatos até soluções de gigantografia. Alguns expositores aproveitaram ainda avanços tecnológicas de outras indústrias para apresentar seus produtos na feira, como o uso de aplicações de realidade aumentada e óculos de realidade virtual. Tudo isso comprovou em definitivo o lema adotado pelo maior evento de impressão das Américas: “Se é impressão, é ExpoPrint!”.

Contato

Rua Bom Pastor, 2732 - Sala 34

Ipiranga - São Paulo - SP

CEP 04203-003

Tel: +55 (11) 5524-8779